Pular para o conteúdo

Saber tocar um instrumento é fundamental para quem faz aulas de canto?

Quanto isso acrescenta no estudo?

Para que você comece suas aulas de canto e tenha um bom rendimento, não é preciso tocar um instrumento. Claro que ser um instrumentista te ajudará muito a ter um ouvido apurado e você terá um estudo muito mais proveitoso.
No início das aulas de canto você pode usar CDs para treinar vocalizes, mas quanto mais você avança no seu curso de canto, mais útil e imprescindível se torna tocar um instrumento e conhecer toda a teoria musical.
Não é raro ver vários cantores famosos que nunca tocaram nenhum instrumento, aparecerem de repente tocando algo. Isso ocorre por que já alcançaram um patamar em que saber tocar um instrumento se tornou fundamental para sua carreira. Imagine você comandar músicos de altíssimo nível musical sem saber se comunicar na linguagem deles!
Quanto mais intimidade com um instrumento, mais apurado será o seu ouvido. Chegará um momento em que notas desafinadas vão “molestar” seus ouvidos.
Não é necessário você ser um exímio pianista para ser um bom cantor, mas conforme você progride, irá sentir a precisão de conhecer a fundo sobre harmonia, de saber a função de cada nota no acorde, inclusive se você tem projetos de compor futuramente, dominar bem um instrumento é imprescindível para isso.
Se a intenção é enriquecer suas aulas de canto, eu oriento você aprender piano ou teclado ao invés de violão, pois para quem está iniciando aprender cantar e tocar, será vital ter uma nota exata com afinação precisa. Precisa de um tempo até você ter um ouvido preparado e capaz de afinar perfeitamente um violão e saber quando não estiver afinado e isso pode prejudicar a prática e perfeição dos seus estudos. Também para a realização dos exercícios de vocalizes, o piano e o teclado são muito mais funcionais que um instrumento de cordas ou de sopro. Se você toca, irá aprender canto muito mais rapidamente.

fonte: www.cantarbem.com

Sandra Nunes
WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp