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Dicas de Manutenção do Piano

EVITAR A JANELA

Tente não colocar o piano perto de uma janela. O gabinete é feito de madeira e tem de ser protegido da luz solar direta, umidade e as mudanças bruscas de temperatura. As janelas que dão para o exterior oferecem a menor proteção. Se você deve colocar o piano perto de uma janela, use uma cortina espessa para proteção.

EVITE O CALOR

Mantenha o piano afastado de fontes de calor, como radiadores ou registos de ar quente. Estes podem danificar o acabamento e as partes internas causando deterioração à afinação e aos ajustes do piano. Certifique-se de nenhum fluxo de ar quente ou calor radiante atinja diretamente o piano.

CONDIÇÕES APROPRIADAS SIGNIFICAM MELHOR SOM

Os pianos funcionam e soam melhor quando a temperatura e umidade estão corretas. A ventilação apropriada também é muito importante. Geralmente, a umidade relativa do ar entre 50 e 60 por cento é ideal para a pianos. O uso de materiais tais como madeira, feltro e tecido na construção do piano significa que muitas peças são muito delicadas. Se elas não estão protegidas corretamente, podem ser facilmente danificadas.

A UMIDADE AFETA O PIANO

O feltro, tecidos, couro e as partes de madeira usados em partes muito sensível no mecanismo do piano, são extremamente sensíveis à umidade. A umidade excessiva dará como resultado uma ação deficiente do martelo ou tons pouco claros, mofo nas partes internas e teclas que se pegam. Antes que isso aconteça, o piano deve ser reparado.

COMO PROTEGÊ-LO DA UMIDADE EXCESSIVA

Em dias nublados ou chuvosos, feche todas as janelas onde está o piano.Também não se esqueça de fechar a tampa após o manuseio. O pano espesso que cobre o piano absorve a umidade durante o clima úmido ou chuvoso e deve ser retirado e seco em dias claros. Seja especialmente cuidadoso da umidade excessiva, se você vive em qualquer um dos seguintes lugares:

– Perto da praia ou uma região chuvosa e úmida.

– Em um vale, numa casa em frente à montanha, ou uma área de drenagem deficiente.

– Em um edifício de concreto construído não mais do que um ou dois anos.

EVITAR UMA SECA EXCESSIVA

Muita umidade é um problema, mas o excesso de seca é muito mais grave, especialmente nas habitações onde são utilizados os sistemas de calefação ou refrigeração para criar um ambiente com desumidificação artificial. Usado em climas naturalmente secos, o piano possui suficiente umidade natural para prevenir ressecamento excessivo. Se o ar estiver muito seco, os componentes de madeira e feltro encolhem.  Em casos extremos, as juntas, o tabuleiro e outras seções laminadas podem ainda  abrir. Uma ligeira distorção da partes pode causar ruídos e as cravelhas de afinação podem afrouxar-se, dificultando manter o piano afinado. Para prevenir o ressecamento excessivo é aconselhável ter algum tipo de planta com muitas folhas ou colocar um umidificador no cômodo do piano.

EVITE MUDANÇAS SÚBITAS DE TEMPERATURA

Quando uma sala fria é aquecida de repente, a umidade se condensará nas cordas do piano e outras partes de metal, causando assim o seu mofo. As partes afetadas absorverão umidade, afetando sua ação e produzindo sons pouco claros. Tome especial cuidado com mudanças bruscas de temperatura ao mudar o seu piano para um cômodo muito frio ou a uma peça sem ventilação num edifício de concreto.

COLOQUE SEU PIANO ONDE SOA MELHOR

O piano deve ser colocado numa sala onde o som é  bem distribuído. Um cômodo onde todos os sons são misturados produz sons atrasados e ecos. O melhor lugar para o piano é aquele em que seu som é reproduzido emitindo tons agradáveis, completos, sem ecos ásperos.

NÃO COLOQUE OBJETOS SOBRE O PIANO

Um objeto pesado pode causar um tom pobre ou vibrações ruidosas se colocado sobre o piano. Um vaso de flores pode parecer atraente sobre o piano, mas se ele transbordar e a água penetrar o piano, sérios danos pode resultar. A água enferruja as peças de metal do piano e danificarão o martelo e sua ação. Evite acidentes dispendiosos e nunca coloque qualquer coisa sobre o piano, exceto folhas de música ou um metrônomo.

EVITE COLOCAR OU DERRAMAR NADA DISTO SOBRE O PIANO

Produtos plásticos (exceto polietileno)

Produtos de vinil

Nada que contenha álcool

Líquidos, tais como cosméticos , inseticidas, qualquer tipo de spray, removedor de tinta ou produtos fabricados com petróleo.

NÃO PERMITA QUE O PIANO ACUMULE POEIRA

A poeira pode impedir a ação do martelo e produzir ruído. Limpe frequentemente o piano com um pano macio e seco ou com um espanador e esfregue o verniz com um pano macio.

MANTENHA LIMPO O TECLADO

O teclado deve ser limpo periodicamente com um pano macio e seco. Nunca use limpadores que contenham álcool porque as teclas podem se romper. Se o teclado estiver muito sujo, esfregue com um pano bem torcido após imersão em uma solução de água e sabão. Contudo, não pode ser utilizado o mesmo  pano para limpar a superfície do piano. Um bom hábito a cultivar é nunca tocar o piano com as mãos sujas,assim, o teclado se manterá limpo por grande tempo.

CUIDANDO DO PIANO

A solução mais eficaz para a questão da umidade é sem dúvida a instalação de um dos modernos dispositivos de controle climático para pianos. (por exemplo, o norte-americano Dampp-Chaser). Ele irá retirar e lançar umidade ao piano sempre que o clima variar. É realmente muito eficaz. Entretanto seus custos são compatíveis com seus benefícios. Pode-se gastar cerca US$800,00 num pequeno piano vertical a até US$2000,00 num cauda inteira.

Outra medida é adquirir um higrômetro para se acompanhar as mudanças de umidade relativa do ar, no espaço onde o piano é acondicionado, e assim tomar medidas como:

• Utilização da Sílica Gel ou outros produtos antimofo para remoção da umidade excessiva,

• Ao contrário, lançar umidade através de umidificadores de ambiente, toalhas molhadas, ou mesmo colocar esponjas molhadas sobre um pires dentro do piano quando o clima for comprovadamente seco.

Deve-se ter muita cautela e se possível um acompanhamento comprovadamente técnico ao se tentar lançar umidade no piano. A umidade excessiva é em geral mais danosa do que a baixa. Há também de se dizer que os produtos antimofo têm prazo de utilização, pois podem acumular água, danificando o piano.

Existem regiões geográficas essencialmente mais secas ou úmidas (por exemplo, o Norte de Minas, Brasília ou Regiões Serranas e Amazônicas ). Se oriente pela estação do ano.

Deve-se evitar colocar o piano em locais com luz direta do sol, paredes externas que esquentam muito, lareiras etc, bem como paredes úmidas, jardins, banheiros etc. Deixe o piano vertical afastado da parede de 10 a 15 centímetros.

Só se deve abrir o piano na ocasião de sua utilização. A não ser que se tenham condições adversas de alta umidade no local e se queira arejar o interior.

Aparelhos de ar condicionado baixam radicalmente a umidade no ambiente. Portanto pode ser um fator positivo ou negativo.

INSETOS E OUTRAS PRAGAS

O mais temido inseto, que pode destruir silenciosamente um piano é o cupim. Existem varias espécies, todas vorazes e perigosas. São necessárias três condições para que os cupins se reproduzam: madeira ou outros substratos, escuridão e umidade. Portanto qualquer piano está apto. Alguns fabricantes prometem ter imunizado toda matéria prima antes de utilizá-la. Entretanto aquele resíduo da imunização logo irá acabar tendo o proprietário que zelar sozinho para que não ocorra nenhuma praga.

O problema é que quando se percebe o pó dos cupins caindo no chão, na verdade a infecção pode já estar num estágio avançado. Alguns pianos não suportam certos níveis de recondicionamento e restauração face seus custos serem muito incompatíveis com o seu mercado. Imagine por exemplo, ter um piano nacional da década de 60, cujo Tampo Harmônico ou o Cepo foi infectado por cupins. Valerá a pena restaurá-lo? Imagine um dos baratíssimos pianos Chineses que chegaram ao mercado recentemente. Praticamente se perde o piano, pois comercialmente não se poderá negociá-lo por um preço viável.

Outra praga muito comum que se hospeda nos pianos é o rato. Em geral ele tem como intuito se reproduzir, portanto costuma fazer seu ninho num vão abaixo das teclas. Para tal destrói primeiro os Cadarços de Retorno e em seguida a o feltro da Surdina. Costuma roer a madeira das teclas e urinar sobre cordas, molas e em todo o conjunto. Sua urina provoca uma rápida oxidação e os danos são imensos.

Traças e baratas também são muito comuns. Nos pianos mais antigos a cola utilizada em todo o piano era aquela de origem animal (peixe, ossos etc). Ela serve de alimento para esses insetos.

Quanto às capas para proteger o acabamento do móvel, elas devem ser utilizadas com cautela. Evite tecidos grossos. Quanto mais fino e poroso melhor. A capa não poderá se o motivo de acúmulo de umidade no interior do piano.


fonte : www.yamaha.com

Sandra Nunes
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