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A Importância das Escolas de Música em Salvador

“A lei que obriga as escolas a oferecer aulas de música deve ampliar mercado para profissionais formados na área.

Ainda não se sabe se a música será usada como uma forma de entretenimento ou se será uma disciplina como as outras, mas a novidade pode até auxiliar em outras matérias.  A percepção musical será muito trabalhada. O aluno terá que ter atenção, irá aprender a ouvir, terá de trabalhar ao mesmo tempo a coordenação motora e intelectual, isso,  com certeza, vai ajudar em outras disciplinas no colégio.

Quero salientar a importância das escolas de música, onde o aluno, desde a mais tenra idade, aprende a tocar um instrumento, é capaz de ler uma partitura, reconhece vários ritmos e diferentes estilos musicais. Sabemos que a carreira de músico se inicia muito antes de entrar na vida acadêmica. As escolas de música são espaços relevantes para a formação musical. É nessas escolas que ocorre a formação musical de muitos alunos que ingressam nos cursos superiores de música no Brasil e de profissionais da música que seguem carreira artística fora da universidade. Além disso, é nessas escolas que atuam egressos dos cursos de licenciatura e de bacharelado em música.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura e Música Popular. Porém, para ingressar na faculdade, é preciso conhecer música para enfrentar a prova de conhecimentos específicos antes de realizar o vestibular. Nesse teste, o aluno já define a área que pretende fazer na faculdade. É feita uma prova individual, em que o estudante é acompanhado por uma bancada de professores e precisa demonstrar suas habilidades em diversas áreas da música, com ênfase para o campo que deseja seguir.

Para esses músicos que pretendem seguir o estudo acadêmico e cursar uma faculdade de música, ou simplesmente estudar música por prazer ou hobby, é preciso dizer que existe um grande contingente de escolas de música em Salvador, com diversos perfis, entre elas as chamadas escolas de música livre ou alternativas, que se caracterizam por serem escolas de caráter privado e sem vínculo com redes ou sistemas de ensino público.”

http://noticias.terra.com.br/

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista26/revista26_artigo6.pdf

Sandra Nunes
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